domingo, 7 de março de 2010

Casa do Prefeito de Alto Alegre do Pindaré é tomada por índios

Saiu no Blog do Coelho:

Aproximadamente 150 índios da etnia Guajajara da aldeia Massaranduba, ocuparam a casa do Vaidoso Prefeito Atemir Botelho (PRTB), durante três horas, na manhã deste domingo, 07/03/2009, para cobrarem promessas feitas por ele, ainda na campanha  de 2008, o mesmo prometeu a melhoria da estrada que dá acesso para a aldeia massaranduba,  ponte sobre o rio, um veículo automotor entre outros. Lembrando que estes mesmos índios já tinham no dia 22 de fevereiro de 2010 interditado a Estrada de Ferro Carajás da Vale, leia mais aqui, reinvindicando melhorias junto à Funasa, Prefeitura e Vale. A Segunda Cacique Rosilene em conversa com este blogueiro, falou que o Prefeito os recebeu, por volta das 11:30h da manhã, mas não deu certeza e nem prazo para o cumprimento de suas promessas que há mais de um ano não são cumpridas, e que a única coisa que ele fez foi dar um documento de um carro velho caindo aos pedaços e os mesmos se recusaram a receber no ínicio de 2009, nos contou ainda que a escola da aldeia que estava com a estrutura abalada, foi ao chão há poucos dias, a iluminação  é precária, falta medicamentos e atendimentos por profissionais de saúde, disse ainda que nas Gestões passadas (Fufuca e Negão) nunca faltou medicamentos para eles, mesmo não sendo uma obrigação do município, quando vinham buscar nos postos de saúde. Na gestão a coisa está feia mesmo, além de não ter, quando tem, não é entregue, pois os funcionários são orientados a mandarem os índios a procurar a Funasa (Fundação Nacional da Saúde), que é o órgão responsável pela saúde dos mesmos.

O Terceiro cacique Antonio Filho, falou que “A obra de aterro na estrada que liga a sua aldeia vai ser feita até o mês de dezembro deste ano, e que os índios devem cobrar ao Prefeito mês a mês ele foi promessa feita por ele”. Os índios Guajajaras prometem voltar a pressionar o Prefeito, caso estas promessas não sejam cumpridas, pois eles acreditam que a situação precária em que se encontram não pode continuar.

Opinião do blog do Coelho: Mais uma vez os índios foram enganados por este Prefeito Vaidoso, que mentiu  na campanha de 2008, não vai e nem pretende cumprir as promessas, pois ele não está cumprindo nem mesmo as suas obrigações constitucionais, como o pagamento dos salários de funcionários que está atrasado há mais de 3 meses, pagamento de 13° salário dos contratados, pagamentos de prestadores de serviços e Fornecedores. Não respeita as entidades deste município, tais como a Promotoria, cadê o respeito pela TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinada perante o Promotor Joaquim Ribeiro de Sousa Junior no ano de 2009? Aos cidadãos? Aos Funcionários que brincaram no Bloco da Jumenta neste Carnaval que foram demitidos? E, aí perguntamos alguém acredita que ele vai respeitar direito ou pedidos dos índios? Assim, como os portugueses, que aqui chegaram em 1500, em troca da amizade dos índios deram a eles espelhos e um mundo doente. Com certeza este acordo não dará em nada, a não ser que os índios voltem a pressionar, pois com esta Administração só vai na base da pressão.

Nenhum comentário: